Precisa de pediatra na sala de parto?

A presença do pediatra ou neonatologista na sala de parto é reconhecida pelo Ministério da Saúde desde 1993, quando o pediatra passou a ser requisitado para assistir todos os partos.

A ele cabe a assistência dada ao bebê em seus primeiros minutos de vida. Se dedicando em fazer com que o bebê passe pelo delicado momento de transição da vida intrauterina para a extrauterina da melhor maneira possível.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, 10% dos bebês precisam de ajuda para iniciar e manter a respiração logo após o nascimento (não podemos esquecer que durante a gestação ele não está respirando e seus pulmões estão cheio de líquido).

Apesar da maioria dos bebês nascerem bem, essa menor parte necessita de uma intervenção rápida, pois o primeiro minuto e conhecido como Minuto de ouro, e essa intervenção pode minimizar sequelas que pode afetar o resto da vida.

E os bebês, que nascem bem, o que o pediatra faz?

Ele proporcionar atendimento humanizado para esse bebê (Golden Hour), contato pele a pele (mãe e bebê), clampeamento tardio do cordão umbilical, estimula a amamentação, cuida daquela mãe e do bebê, nesse primeiro contato.

O mais importante a família pode e deve escolher um pediatra da sua confiança para estar presente nesse momento tão especial. Escolha com carinho um pediatra para chamar de seu, a partir da gestação.