É uma substância esbranquiçada e gordurosa, que cobre toda a pele do bebê durante o último trimestre da gravidez. O revestimento Vernix na pele neonatal protege a pele do recém-nascido e facilita a adaptação extrauterina da pele na primeira semana pós-natal, se não for lavada após o nascimento. É composto por água, lipídeos e proteínas, tem uma textura semelhante a uma cera.
A localização estratégica do vérnix na superfície da pele fetal sugere participação em múltiplas funções sobrepostas exigidas no nascimento, como barreira à perda de água, regulação da temperatura e imunidade inata. E a produção de vérnix é exclusiva dos humanos.
Sua produção se inicia durante o terceiro trimestre de gestação e vai se desprendendo da pele aos poucos, diluindo no líquido amniótico, com a evolução da gestação, por esse motivo os bebês prematuros não têm ou tem pouco, os 37-40 semanas têm quantidade moderada, e os 41-42 semanas tem pouca quantidade, pois já diluiu no líquido amniótico.
Mas o vérnix é mais do que apenas um hidratante, ele desempenha muitos papéis importantes durante a gestação, nascimento e até mesmo depois. Um pouco dele também entra no canal auditivo e pode até proteger o bebê de ruídos altos. A seguir vou listar alguns dos benefícios dele:
- Ajuda a desenvolver as bactérias intestinais saudáveis do bebê. Seu pequeno feto está engolindo pedaços de vernix todos os dias. Isso ajuda a desenvolver as boas bactérias intestinais do bebê e previne infecções.
- Ajuda a combater bactérias ruins. Os recém-nascidos têm sistemas imunológicos bastante fracos, o que os torna mais suscetíveis a doenças, como infecções de pele. Ele mantém a pele um pouco mais ácida, o que ajuda a retardar o crescimento de bactérias ruins.
- Ajuda a manter os bebês aquecidos. Claro, você envolverá seu bebê em cobertores e manterá uma temperatura ambiente confortável, mas ele também ajuda a manter os bebês aquecidos, reduzindo a evaporação da água pela pele, o que pode resfriar demais o bebê.
- Hidrata a pele do bebê. Ele é o creme de pele mais rico de todos os tempos. Contribui para a pele incrivelmente macia e deliciosa que os bebês têm ao nascer.
Embora seu primeiro impulso possa ser limpar essa gosma o mais rápido possível, muitos pais, em vez disso, esfregam o vérnix na pele e adiam o primeiro banho de esponja por algumas horas (até um dia) para permitir que ele continue seu importante trabalho.
De fato, a Organização Mundial da Saúde recomenda deixar o vérnix na pele por pelo menos 6 horas e, de preferência, 24 horas para dar ao bebê todos os benefícios. Ele não é sujeira! Por isso, não deve ser removido, em condições normais.